Como organizar e realizar seus projetos

postado porRaquel Pepineli em

Organização e planejamento são a chave para realizar sonhos e projetos e, muitas vezes, usamos nosso tempo para realizar apenas as tarefas que vão aparecendo como urgentes na nossa lista. Sem perceber, o ano já acabou e não fizemos nenhuma das nossas metas pessoais.

Neste post aqui vamos ensinar como organizar seus projetos e finalmente tirá-los do papel.

Vamos aos passos!

1. Planos precisam de manutenção

É preciso ter em mente que nenhum projeto vai ser executado apenas com o planejamento inicial. Planos precisam de revisões e acompanhamento frequente. As nossas necessidades podem mudar, uma tarefa pode levar mais tempo do que o previsto e aquilo que você planejou no começo do ano pode deixar de fazer sentido no meio dele.
Um exemplo simples de prioridades que mudam é descobrir uma gravidez. Os planos que você tinha antes dela (como comprar um carro, reformar a casa, fazer intercâmbio, etc) podem mudar, já que agora uma nova prioridade surgiu. Por isso, revise sempre seus planos e metas anuais.

2. Liste as datas e prazos principais

É muito importante definir datas de entrega para que você crie um compromisso consigo mesma e sinta motivação para realizar aquilo. Por exemplo, se seu objetivo é fazer uma viagem, defina qual o mês para ela acontecer. A partir disso você começa a procurar as passagens e com a data definida cria uma lista de atividades com data limite para acontecer.
O que ajuda muito nesses casos é usar um calendário para visualizar quanto tempo você tem até a data limite e, assim, conseguir programar seu plano de ação.
Obs: temos calendários fofos (aqui e aqui 

 

3. Objetivos do mês e da semana.

Depois de definir as metas do ano, defina as metas para cada mês. E então, divida as metas do mês em objetivos da semana. Os objetivos mensais estarão ligados diretamente às metas anuais.  

Dividir os objetivos mensais em objetivos da semana tornam as tarefas mais palpáveis porque quando elas são menores, parecem mais fáceis de serem alcançadas :)

Toda semana precisa de objetivos então crie a rotina de programar a semana logo no comecinho dela, seja no domingo à noite ou segunda de manhã. É importante ser bem disciplinada para que tudo flua direitinho. 

 

Este ano, por exemplo, eu defini que queria enviar 24 postais. Então para atingir isto, preciso enviar 2 por mês. Assim, no final do ano terei cumprido minha meta por meio de outras "mini" metas que tornam a tarefa principal mais simples.
Os passos podem ser pequenos. Cada um deles é indispensável para fazer o plano andar.

Outro fator que ajuda na produtividade é ter suas prioridades bem definidas, para que seu tempo não seja desperdiçado em tarefas que podem ser delegadas ou que não acrescentam nada nos seus projetos. 
Então, recapitulando:
  • Precisamos estar constantemente atualizando a nosso plano de ação e para isto, é bom manter uma rotina de planejamento.
  • Sempre checar, no começo do mês, se suas metas são as mesmas do começo do ano e, se não forem, atualizar a lista.
  • Determine as suas prioridades: qual projeto é mais importante para você? Defina qual é e foque nele.

    Ok, gostei das dicas mas a pergunta que não quer calar é: para tudo isso preciso de um Planner?
    A resposta é: não necessariamente. Qualquer caderno ou sistema online (como o Trello) pode te ajudar a atingir suas metas. O Planner é uma ferramenta legal que, além de poupar seu tempo, já tem o formato otimizado para dividir os planos que nem ensinamos aqui no post.
    Nas páginas dele você encontra a lista de metas anuais, os objetivos mensais e também os semanais, então isso dá mais praticidade na hora de se planejar.
    No final das contas, para se organizar bem, você só precisa de uma ferramenta que seja prática, planejamento e disciplina :)

    Algumas dicas finais:

    • Liste suas tarefas todos os dias e não sobrecarregue o dia. Listar as tarefas facilita a visualização do todo. Se você tem mais tarefas em um dia do que no outro, divida-as.

    • Descanse e curta seu tempo livre: as pausas são importantes para recarregar as energias.

    • Mantenha o foco: faça uma coisa por vez e sempre bem feito (lembre-se que fazer de qualquer jeito geralmente gera retrabalho, e não queremos fazer a mesma coisa duas vezes, certo?)

    • Não ache que você precisa fazer tudo sozinha: delegue funções que outras pessoas podem fazer.

    Viu como não é difícil? E se precisar de ajuda, estaremos aqui para tirar todas as suas dúvidas!

    Um beijo

    Aproveite o dia Dicas Organização produtividade

    ← postagem anterior próxima postagem →


    comentário


    • Amo suas dicas Jé ♥ Obrigada por sempre nos inspirar com seu carisma e profissionalismo. Você e a Raquel são demais! ♥

      Stéfany em

    deixe um comentário