Como ser produtiva trabalhando em casa

Escrito por Raquel Pepineli em

Estamos atentas às notícias que estão circulando no mundo sobre o Covid-19 ou Corona Vírus, e aqui na Meg já tomamos algumas providências para nos mantermos em segurança. Aproveitamos o contato e carinho que sempre tivemos com nossa comunidade para ressaltar a importância de manter o isolamento. Uma atitude relativamente simples que pode salvar vidas.

Visto que uma das recomendações mais populares é trabalhar de casa e muitas pessoas não têm esse costume, achamos que seria legal fazer um post com algumas dicas para ser produtiva trabalhando em outro ambiente!

  • Dica 1.  Defina um horário pra começar e terminar a trabalhar:

Criar uma rotina é essencial para que seu corpo se adapte ao dia, acordar no mesmo horário e começar a trabalhar no mesmo horário é essencial (assim como "sair" do trabalho também!).

E caso seu horário de trabalho não tenha que ser no horário comercial, você pode adaptá-lo para o período em que se sentir mais produtiva. Algumas pessoas preferem começar cedinho e outras preferem começar mais tarde e ficar até a madrugada! 

 

 

  • Dica 2. Crie o hábito de se trocar ou se arrumar, como se estivesse mesmo saindo para trabalhar

Com isso seu corpo já começa a entender o movimento de "estou indo trabalhar" e te prepara para mais um dia. Você pode tomar um banho, tirar o pijama, vestir uma roupa legal e se maquiar, se quiser. Pode ser que você tenha que encontrar alguém ou até mesmo fazer uma reunião surpresa pelo Skype.

 

 

  • Dica 3. Tente definir um espaço físico como "ambiente de trabalho".

Pode ser uma mesa na sala, no quarto... Isso vai te ajudar a entender aquele local como seu trabalho e também vai incentivar quem mora com você a respeitar o seu momento e seu espaço.

Deixe por perto todos os itens que você precisa usar como o planner, computador, etc para não ter que levantar em busca de alguma coisa. Também é legal ter uma garrafinha de água por perto, para se manter hidratada durante o dia.

Se você, assim como eu, usa seu quarto para trabalhar é importante destacar: não trabalhe deitada ou sentada na cama. Além de não ser bom para a sua postura, vai ser fácil querer cair no sono.

 

 

 

  • Dica 4. Peça para sua família não interromper, para as suas tarefas não serem prejudicadas e você não perder o foco.

Avise que você está trabalhando, que não pode parar o tempo todo e que quando tiver terminado os afazeres, depois vocês poderão conversar e fazer coisas juntos.

Se tiver crianças, tente montar uma agenda junto com eles para definir quais horários vocês terão juntos para brincar. Criar uma rotina para as outras pessoas da casa pode ser bem interessante visto que todos estarão convivendo o dia todo num mesmo espaço por um tempinho.

Quem sabe determinar um horário para estudos, brincadeiras, cuidar dos pets e das plantinhas de forma que isso não interfira no seu planejamento do dia?

 

  • Dica 5. Escute uma música relaxante nos fones de ouvido para se concentrar.
A música ajuda a não se distrair com barulhos externos. Recomendamos essa playlist aqui. 

 

  • Dica 6. Crie uma lista de tarefas diárias com horários que inclua seu horário de entrada, almoço e saída e vá riscando o que for feito durante o dia.

Dar pausas é essencial, então pare para almoçar, relaxe e alongue o corpo um pouquinho nos períodos que você determinar. Não precisa se preocupar e comer em frente ao computador.

Isso reforça a dica 1 e te incentiva a cumprir as tarefas propostas :)

 


Esperamos que as dicas te ajudem!

Um beijo

Dicas home office rotina

← Posts mais antigos Posts mais recentes →



Deixe um comentário :)

Eba! Vamos ler seu comentário e logo logo ele deve aparecer aqui, ok?