Como preencher o Livro do Bebê
Vamos à elas!1. Fotos:
As fotos são uma das partes mais importantes do Livro. Elas, juntamente com os registros, tornam cada álbum único e personalizado. Por isso sugerimos imprimi-las em papéis de boa qualidade, em gráficas ou mesmo em casa mas com boas tintas. Isso tudo influencia na durabilidade da impressão e nós queremos que todas as imagens permaneçam intactas por muitos anos, certo? Alguns tipos de papéis que nós gostamos de usar são o Casca de Ovo e o Vergê. Caso prefira imprimir em uma gráfica rápida, vale perguntar qual papel eles usam e optar por gramaturas mais altas (como 180g).
Uma coisa que gostamos de fazer na Meg é juntar todas as fotos que vamos imprimir em um arquivo só (que pode ser no Illustrator ou até mesmo no Word) e deixar um espaço de mais ou menos 3 cm entre a base de cada foto. Assim podemos recortar o papel com uma moldura que imita as fotos instantâneas tipo Polaroid (essa dica também é legal de se usar quando for montar a página de memórias do mês do Meg Planner!). Para bordinhas com um acabamento mais profissional, indicamos cortar as fotos com uma guilhotina ou com um estilete + tesoura. Isso permite criar bordas bem retinhas e com bom espaçamento.
Outra ideia bem legal é aplicar um filtro preto e branco em algumas fotos. Os filtros podem ser colocados com aplicativos próprios para isso ou mesmo no Word na aba "formatar imagem".
2. Canetas:
Teste todas as canetas que você quiser usar em um rascunho antes de escrever diretamente no álbum. O Livro do Bebê da Meg acompanha um cartão de teste e ele foi feito com o mesmo papel do miolo, então isso dá mais segurança na hora de escrever já que assim você saberá como a tinta vai se comportar nas páginas e se aquela caneta vai ser a ideal para as anotações. No Livro da Meg gostamos de escrever com canetas para CD ou permanentes. Elas não borram e também podem ser usadas para escrever em cima das fotos. Existem várias cores e tipos de pontas, como essas aqui, aqui e aqui.
3. Camadas:
Usar outros papéis (como os de scrapbook, por exemplo) para criar fundos e molduras também é uma ótima maneira de personalizar o álbum. Você pode recortar ou rasgar (dependendo do tipo de acabamento que deseja) folhas coloridas ou estampadas em vários formatos. Por aqui nós gostamos de reutilizar papéis: sacolas kraft de lojas ou delivery, panfletos fofos, papéis de presente usados e embalagens de produtos podem ser ótimos para compor <34. Washi Tapes e adesivos:
Estes materiais além de super úteis são ótimos para decorar. Eles podem der usados para colar as fotos, pulseirinhas de maternidade e outros pequenos itens no álbum. No final do nosso Livro você encontra uma página de adesivos - alguns deles são em formato de cantoneiras e podem ser usados para grudar as fotos - e as washi tapes podem ser encontradas no nosso site.
5. Cola:
As páginas do Livro do Bebê são resistentes porém mesmo assim recomendamos usar colas em bastão, fita dupla face ou cola em fita (ela é vendida numa embalagem parecida com a do corretivo - ou branquinho - em fita). A umidade da cola branca, se usada em excesso, pode manchar ou entortar as folhas, prejudicando na conservação do produto e também no resultado final.Um item que pode ser encontrado em papelarias e lojas de artesanato e que ajuda a colocar as fotos no álbum são as cantoneiras adesivas para fotos (que podem ser de plástico ou de papel). Elas dão um acabamento bem interessante e também são fáceis de usar.
6. Teste a disposição:
Se você for fazer uma colagem com mais de uma foto ou com papéis fofos, teste como vai ficar antes de colar. Experimente colocar as fotos em posições e ordens diferentes até ter certeza do que gosta :)7. Leve o Livro para a maternidade:
Duas páginas do Livro são totalmente dedicadas às primeiras visitas do bebê - são espaços para pequenos recados deixados por pessoas queridas.
8. Faça com calma:
Separe um dia para preencher com calma cada espacinho. Pode parecer uma dica boba mas fazendo isso você poderá curtir ainda mais o processo e criar algo com carinho. Coloque uma música, sente em um lugar confortável e aproveite o momento.
9. Um pouquinho por vez:
Perto de cada final de mês anote os momentos especiais. Isso ajuda a evitar esquecer de coisas legais ou engraçadas que aconteceram e que merecem ser registradas. Esperamos que gostem das sugestões! Você tem mais uma dica? Deixa aqui nos comentários
Um beijo