Otimize a rotina com Blocos Planejadores

postado porRaquel Pepineli em

Um dos jeitos mais fáceis e rápidos de começar a organizar as tarefas do dia-a-dia é através dos Bloquinhos Planejadores!
Eles podem ser adaptados para as mais diferentes rotinas por serem não datados. Além disso, você pode usá-los somente nos dias/semanas/meses que sentir necessidade ou que tiver um volume maior de tarefas.
Aqui na Meg temos 3 opções: Planejador de Semana, Planejador de Dia e Planejador Mensal.
Podem ser usados em conjunto ou separados, dependendo da rotina de cada um. Algumas pessoas como médicas, tatuadoras e advogadas atendem por horário e isso pode ser organizado no Planejador Diário.

bloco planejador semanal meg e meg

Outras pessoas preferem ter uma visão mais geral e isso pode ser organizado em um Planejador de Mês. Estudantes ou concurseiras podem usar o Planejador Semanal para dividir os conteúdos que serão estudados ou marcar dias de provas ou trabalhos.
Mas quando usamos os bloquinhos de forma combinada, o controle fica ainda mais completo: é muito interessante ter uma visão micro e macro das tarefas.
Neste post vamos ensinar como usar os bloquinhos e também daremos sugestões para usá-los em conjunto. Vamos lá?

 

Como usar um Planejador Diário:

  1. Anote os compromissos com horário;

  2. Distribua as outras tarefas do dia nos horários que você pretende fazê-las;

  3. Destaque os objetivos principais e planeje as refeições do dia.

 

Como usar um Planejador Semanal:

  1. Crie uma lista com todas as tarefas e prazos para a semana que vai começar;

  2. Marque, no planejador, os dias ao lado do nome do dia da semana, assim fica fácil de visualizar;

  3. Coloque as tarefas que possuem data de entrega ou prazo determinado nos dias correspondentes. O restante das tarefas pode ser distribuído ao longo dos dias.

 

Como usar um Planejador Mensal:

  1. Marque as datas nos espaços determinados para montar o calendário;

  2. Anote os compromissos (reuniões, provas, entregas de trabalho, etc) no dia da entrega deles;

  3. Marque os objetivos pessoais e/ou profissionais do mês na listinha ao lado.

 

Como usar os planejadores em conjunto:

  • Planejador de Dia + Planejador Mensal:

No Planejador Mensal é possível ter uma visão geral do mês. Nele você pode marcar datas principais e objetivos (que podem ser desde fazer um trabalho da faculdade ou até mesmo uma meta pessoal, como ler 1 livro ou aprender uma receita nova).
O Planejador é não-datado, ou seja, pode ser usado em qualquer mês de acordo com as suas demandas. Aqui na Meg nós geralmente temos algumas datas-chave (como uma live ou um lançamento) e isso, por exemplo, pode ser destacado na visão mensal.

planejador de mês e planejador de dia meg e meg não datado

Ter datas destaque nos ajudam a saber quando algo deve estar pronto ou em qual dia X tarefa deve ser feita para dar continuidade ao projeto.
Nós temos aqui no blog um post dedicado ao Planejador Mensal, com várias dicas de como usar e também como usar washi tapes e canetas coloridas para dar um gás na produtividade.
Já no Planejador Diário podemos destrinchar cada uma das tarefas principais destacadas no Planejador Mensal e desta forma elas podem ser feitas aos poucos. Isso ajuda a aliviar o peso dos afazeres e também nos incentiva a cumprir cada uma das etapas no tempo proposto.
Outro ponto interessante deste bloquinho é que ele é dividido por horário e desta forma é possível determinar um tempo de duração para cada atividade. Quando fazemos algo que dura mais do que 1 hora costumamos fazer um tracinho ocupando os horários usados.

bloco planner diário não datado meg e meg

Se você não sabe quanto tempo leva para fazer cada tarefa, comece aos poucos e vá fazendo testes. Com o tempo você saberá quantas horas são necessárias e fará planejamentos mais precisos.
Além disso, o bloquinho possui 2 campos para destacar as tarefas mais importantes do dia. Desse jeito, não perdemos o foco do que é essencial naquele dia.

detalhe planejador mensal permanente meg e meg

Aqui no site temos um conjunto com o Planejador Mensal e o Planejador Diário que vale a pena conferir.

 

  • Planejador Semanal + Planejador Mensal:

O Planejador Semanal é bem interessante para organizar as tarefas ao longo da semana. Dessa forma você consegue ver quais dias estão mais cheios e distribuir os afazeres de forma equilibrada, já que será possível visualizar a semana toda em uma olhada só.
Usar o Planejador Semanal com o Mensal vai te ajudar a controlar a rotina como comentamos ali em cima: de forma macro e micro. A visão mensal mostrará as datas principais e a visão semanal será usada para ajudar a cumprir as tarefas menores que compõem a principal.
No site temos 3 modelos de Planejador Semanal: o Mini Planejador Semanal, o Planejador Semanal Grandes Planos e o Planejador Semanal. Eles possuem a mesma função porém a diferença principal é o tamanho: o Mini Planejador Semanal foi criado pensando em ser um item que pode ser colocado na frente do teclado do computador, de forma que seja fácil conferir o que deve ser feito enquanto trabalha.

bloquinho mini planejador semanal meg e meg

Já o Planejador Semanal Grandes Planos possui mais espaço, permitindo descrever as tarefas de forma mais detalhada. O lado direito dele tem linhas que podem ser usadas para fazer listinhas, anotar recados e lembretes. 
 
Dica: independente do planejador que você preferir usar para se organizar, é legal lembrar que sobrecarregar a lista de tarefas costuma nos paralisar. Tente fazer um pouco por dia.

Os planejadores também podem ser usados para organizar rotinas de exercícios, cardápio da semana, roteiro de viagens, rotina de estudos entre outras atividades :)
Esperamos que tenham gostado e que este post te ajudem a organizar a rotina.
Um beijo.
como fazer como usar Dicas home office Organização planejador Planner produtividade

← postagem anterior próxima postagem →



deixe um comentário