Como usei o Notion para organizar meu TCC

Postado porRaquel Pepineli em

O último ano de faculdade finalmente chegou e com ele o temido trabalho de conclusão de curso. Como optei por fazer a pesquisa sozinha ao invés de em grupo, soube logo de cara que precisaria me organizar muito bem para não perder nenhum prazo e nenhuma reunião (ou como chamamos na faculdade: "atendimento") com meu orientador. Eu testei diversos apps, do Evernote aos mais aleatórios e desconhecidos. Nenhum deles me agradava, fosse pela usabilidade ou mesmo pelo visual (afinal, pra mim era essencial usar um app que fosse prático e agradável visualmente).

Depois de algum tempinho nessa busca vi um story de uma menina usando um app que parecia ser o que eu precisava: fofo, personalizável e prático. Com ela, descobri o Notion e desde então sigo apaixonada por esse programa. Nesse post pretendo fazer você também se apaixonar por ele.

visão geral notion

Esta era a página inicial do meu caderno do TCC

O que é o Notion?

É um aplicativo de anotações e tarefas que pode ser usado para melhorar a produtividade e organizar os afazeres. Ele pode ser usado online ou na versão app, que está disponível para o celular e também para o computador. Um fator muito legal é que o programa pode ser usado no modo offline pelos aplicativos, então você sempre tem acesso às páginas.

O app tem uma versão gratuita para usuários individuais (é a que eu uso!) e uma versão paga para empresas.

Como o Notion funciona?

Gosto de pensar que o Notion é composto por cadernos. Nesses cadernos você pode adicionar páginas para cada tema ou área que pretende organizar. No meu Notion, um dos cadernos é dedicado à faculdade e uma das páginas dele é dedicada ao meu TCC. Pode parecer um pouco confuso lendo, mas na prática você vai ver como é super fácil e intuitivo.

Notion e Meg Planner

Claro que eu não deixei meu Meg Planner de lado: nele programei os dias que eu pararia para escrever e corrigir as etapas passadas, além de ficar de olho nos prazos de entrega. O Planner foi essencial para fazer com que tudo fluísse e não ficasse atrasado. Deus me livre perder alguma data chave, rs.

Como usei para organizar cada etapa do meu TCC?

A primeira etapa do meu trabalho consistia em fazer pesquisas sobre a empresa que eu estava estudando. Precisei encontrar livros e artigos para fundamentar toda a parte teórica e, por se tratar de uma empresa online, também foi necessário reunir links que pudessem ser importantes para desenvolver o texto.

Sendo assim, meu Notion foi dividido em duas partes principais: a primeira era uma coletânea de links + outras informações importantes e a segunda reunia anotações das reuniões feitas com o professor.

Algo que eu amo no Notion é a possibilidade de criar vários tópicos personalizáveis de acordo com o que eu preciso. Ele oferece vários modos de formatação de texto, permite incluir imagens, vídeos, tabelas... Usei uma das funcionalidades (a de criar listas deslizantes - no app chama-se "toggle list") para separar visualmente cada tópico. Em cada atendimento eu criei uma lista para as alterações do trabalho escrito e em outra escrevi quais eram os próximos passos.

como usar toggle list no notion

Aqui você pode ver como as listas deslizantes (toggle lists) ficam :)

Na coletânea de links destaquei tudo o que eu tinha encontrado online (em redes sociais, sites, blogs, revistas online etc) e que poderia ser útil em algum momento usando as toggle lists. Foi possível até mesmo coletar imagens e já salvá-las com os links, perfeito para agilizar o momento de escrever as referências.

Um ponto essencial - e que eu considero uma super dica - foi a tabela com os fichamentos. Usei um tema do próprio Notion composto por quadros (bem parecidos com o Trello, inclusive) e separei em duas colunas com Livros e Artigos.

como fazer fichamento tcc no notion

Assim ficaram meus fichamentos: separados em bloquinhos

Criei um bloco para cada livro, com título e nome do autor, de forma que fosse mais fácil encontrar quando eu precisasse fazer uma citação. E dentro de cada bloco escrevi as frases que achei relevantes para a fundamentação teórica, juntamente das páginas. Para facilitar também escrevi os dados dos autores já no formato da ABNT para fazer as referências com mais praticidade e rapidez.

Resumindo: usei o app como um depositório de tudo aquilo que era essencial para o andamento do trabalho. Além dele, usei um app de escrita para desenvolver os textos e o Meg Planner para controlar as datas. Ter todas as informações organizadas de forma prática foi a chave para tudo ter dado certo.

Você pode baixar o Notion na loja de apps do seu celular ou no site deles (Recomendo muito o app para desktop, é ultra prático)

 

← Postagem anterior Postagem seguinte →


comentário


  • Também sou #NotionLover e #MegMeger! Notion é personalizável, com design limpo, fácil de usar! Amei que a Quel também é adepta 💜

    Ninna em

Deixe um comentário :)

Eba! Vamos ler seu comentário e logo logo ele deve aparecer aqui, ok?