Como preencher o Planner não datado:
1. Logo nas primeiras páginas você encontrará as Metas e Desejos e o Planejamento Anual. É muito legal refletir sobre esses desejos porque a partir deles nós definimos as prioridades do ano todo.
2. O Planejamento Anual pode ser usado para marcar datas importantes, compromissos ou aniversários. Na Meg, por exemplo, costumamos marcar quais serão os lançamentos de cada mês, de forma que possamos nos planejar com antecedência para fazer aquilo acontecer.
Você pode aprender mais sobre como tirar planos do papel neste post aqui.
3. Preencha a Visão Mensal: escreva os números dos dias e feriados. Os números podem ser escritos à mão ou colados com o Kit de Adesivos Números e Meses. Use um calendário digital para se certificar de que nenhuma data vai ser escrita no lugar errado!
Além disso, é interessante colocar o nome do mês no topo da página, para ficar fácil de identificar. Com isso pronto, é hora de marcar os compromissos e datas de entrega na visão mensal, assim você ficará de olho nelas e não perderá nenhum dia. Os Objetivos do Mês são essenciais. Neles nós destrinchamos nossas metas e outras tarefas maiores de forma a criar um compromisso com o que queremos e precisamos realizar.
4. Na Visão Semanal: anote os dias da semana que está começando e escreva o mês em questão no topo. Se tiver algum feriado é bom já deixar destacado para que isso seja considerado na hora do planejamento.
Nos objetivos da semana você destaca aquilo que não pode passar batido naquele período (como terminar um capítulo do TCC, entregar um relatório, fotografar produtos...).
Com todos estes campos preenchidos, podemos distribuir as tarefas (da casa, do trabalho, dos estudos...) e os compromissos (reuniões, consultas médicas, etc) nos dias da semana. É importante destacar que você não precisa sobrecarregar os seus dias. A visão semanal vertical dividida em duas páginas te permite ter uma noção melhor de qual dia vai ser mais corrido e de qual será mais tranquilo.
Dica: colocar o cardápio do dia no final da coluna. Você pode marcar quais serão as refeições e dessa forma já planejar as idas ao super mercado.
E quando a tarefa estiver concluída, é legal marcar um "check" para diferenciar do que ainda falta ser feito. Claro, se não foi possível terminar tudo o que tinha sido planejado naquele dia, você pode mover a tarefa para o próximo dia livre. Com a prática você saberá quanto tempo precisa para cada afazer e assim seu planejamento será cada vez mais assertivo. :)
Nem todos os dias são super produtivos e nós precisamos lembrar de que é importante respeitar nosso tempo.
5. Além de tudo, temos um extra: o Controle de Hábitos. Nele você pode destacar atividades que você quer rastrear como beber água, ler, fazer exercício, passear com o cachorro entre outras. Dessa forma é possível ver quantas vezes você está fazendo alguma atividade e até mesmo aumentar (ou diminuir) esse hábito.
6. Por fim, outro espaço super útil é o Controle Financeiro.
Nele você pode marcar as entradas e gastos fixos e variáveis, de forma que seja fácil visualizar onde estamos gastando mais. Ter controle sobre os nossos gastos é o caminho para sermos independentes.
Gostou? Você já usou algum planner não datado antes? Conta pra gente!